Com o slogan “Uma história em construção”, a Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora, situada na Rua Fausto Costa, 180, Bairro José Aurélio Câmara, em Quixeramobim-Ceará, foi uma conquista da comunidade local. Fundada no dia 08 de março de 1965, a escola recebeu este nome em homenagem ao governador cearense da época, Coronel Virgílio de Morais Fernandes Távora (1919-1988). Desde o seu surgimento, a Escola é mantida pelo Estado, orientada e acompanhada pelo 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 12, Quixadá.
No início, a escola contava apenas com 09 salas de aula, funcionando em 02 turnos do jardim a 4ª série do antigo ensino primário. Entretanto, em sua trajetória histórica, essa unidade educacional foi crescendo e exigindo a construção de mais salas para atender a quantidade de alunos que buscavam vagas na escola. O trabalho desenvolvido sempre ensejou contribuir para a formação de competências diversas. Prova disso é que muitos de nossos ex-alunos tem seus nomes destacados no cenário municipal e estadual. É ai que podemos sentir que vale realmente a pena ser educador ou educadora: saber que esforços são recompensados no futuro e que de uma forma ou de outra cumprimos o nosso papel humano e educativo.
A Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora, desde a sua fundação, há 45 anos atrás, até os dias atuais, contabiliza cinco gestões administrativas. Nomeada por indicação do governador vigente, a escola teve como primeira diretora a professora HERMELINA MARIA TORRES DE HOLANDA, tendo como vice-diretora, a Profª EDITE DE OLIVEIRA CHAVES que ficaram a frente deste educandário de 1965 a 1973. Sucedendo a Profª Hermelinda, assumiu o cargo, a professora MARIA ABIGAIL COELHO que permaneceu a administração escolar de 1974 a 1985, juntamente com as vice-diretoras, professoras MARIA NEUSA DE ARAÚJO OLIVEIRA e MARIA DAS GRAÇAS TORRES DE HOLANDA e, posteriormente, profª MARIA JOVINA COSTA que também atuou como vice-diretora nessa segunda gestão educacional.
No dia 24 de junho de 1986, após um processo de eleição direta, assume a direção da escola, a professora MARIA ZULENE MARTINS DE SIQUEIRA e a vice-diretora professora RITA DE CÁSSIA SOUSA SANTIAGO, que ocupou a função durante 01 ano, quando se afastou do cargo por ter se completado o seu tempo de serviço. A professora MARIA CONSUELO CARLOS FÉLIX assumiu a vice-direção da escola. Em janeiro de 1995, passou, então, a exercer o cargo de diretora escolar, dividindo responsabilidades com a Profª MARIA ALDERICE TEIXEIRA (Diretora-adjunta pedagógica) e MARIA DE FÁTIMA MARTINS GOMES (Diretora-adjunta financeira). Esse período foi marcado pela implantação dos Ciclos de Formação, Classes de Aceleração e TELENSINO por área, Sala Especial, entre outras inovações que visavam à melhoria do ensino ministrado na escola.
Em 1998 houve eleição para diretores e a PROFª MARIA CONSUELO CARLOS FÉLIX é reeleita Diretora Geral, convidando a PROFª MARIA ILÊDA FERNANDES para a Direção Pedagógica, PROFª BERENICE DE FÁTIMA TIMBAÚBA BENÍCIO para a Direção Administrativo-Financeira, sendo substituída, posteriormente, pelo PROF. MAURÍCIO PEDROSA DE ARAÚJO e a SRA. ANA LÚCIA DE OLIVEIRA CHAVES para o cargo de Secretária.
Eleita também através de voto direto da comunidade escolar, em 2002, assume a direção escolar, a PROFª LUISA ALICE PATRÍCIO. A PROFª LUISA OLIVEIRA AMÂNCIO (Maninha) assume a Coordenação Pedagógica, o PROF. MAURÍCIO PEDROSA DE ARAÚJO, Coordenação Administrativo-Financeira e a SRA. EUCIENE MARIA INÁCIO, como Secretária Escolar. Nesse período foi realizada a recuperação do espaço físico, a compra de equipamentos e materiais de apoio pedagógico; além da criação de uma Oficina de Arte (pintura e crochê), aulas de reforço escolar dentre outras ações. A escola funcionava em sistema de parceria, contando, na época, com 151 alunos (de 07 a 11 anos) ligados a rede municipal e 708 alunos ligados a rede estadual de ensino. A equipe permanece no cargo até 2004, quando é novamente eleita a PROFª MARIA CONSUELO CARLOS FÉLIX para a sua terceira gestão, convidando o grupo da gestão anterior para compor o núcleo gestor para o quadriênio 2005-2008.
Atualmente, a escola se encontra sob a direção da professora WALDIRENE MARIA PINHEIRO DE MELO, eleita no dia 25 de março de 2009 através do voto da comunidade escolar, num processo de eleição direta. Compõem o núcleo gestor os seguintes Coordenadores Escolares: PROF. JOSEMIR FRUTUOSO SEVERO, responsável pela Coordenação Pedagógica e PROFª LAURIANA DE SOUSA FERREIRA, responsável pela Coordenação Administrativo-Financeira. Auxiliam a administração escolar, as Professoras Coordenadoras de Área, Profª Adenilma Maria Sindeaux Marreiro (PCA de Ciências Humanas), Profª Maria Bernadete Pimentel Cavalcante (PCA de Ciências Naturais e Matemática) e Profª Maria Heneide da Silva Ferreira (PCA de Linguagens e Códigos). A escola também conta em 2010 com dois Diretores de Turma, Profª Claudiana de Sousa Silva e Prof. Felipe Fernandes de Almeida. Para a Secretaria Escolar foi nomeada a SRA. JEANE MARY PINHEIRO DA SILVA, que ficou no cargo até janeiro de 2010. Hoje a mesma é de responsabilidade da SRA. MARIA LIDUINA BATISTA GOMES.
Embora seja uma Escola de porte médio e situada no interior do sertão cearense, o proposta educacional desenvolvida está voltada para a formação de competências múltiplas, sempre baseadas na qualificação humana, intelectual e cidadã, e preparação de cada educando para os desafios impostos pela sociedade do presente e do futuro.
ESPAÇO FÍSICO
A escola conta com dez salas de aula, uma biblioteca, uma sala de professor, uma sala de direção, uma sala de coordenação pedagógica, uma sala de secretaria, uma sala de multimeios, uma sala multifuncional, um laboratório educativo de informática, uma cozinha, um refeitório, um almoxarifado, um banco de livros, dois banheiros feminino e dois masculinos equipados para atender alunos com deficiência motora e um banheiro para professores e funcionários. Área coberta para lazer e um espaço interno arborizado.
Contamos com um ginásio esportivo para o uso dos alunos e a professores da escola, além de atender a comunidade local quando solicitado. Atualmente este espaço serve também ao programa “Segundo Tempo”, que atende a clientela escolar e local no contra turno.
A escola possui como recursos para subsidiar suas atividades pedagógicas: quatro televisores comuns, dois aparelhos microsysten, um DVD com karaokê, um aparelhos de som, um projetor de imagens, treze computadores, três impressoras, uma copiadora digital e uma caixa de som acústica, etc.
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: PAIS E ALUNOS
A Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora atende a uma clientela de classe baixa e média renda. São alunos da comunidade local e da zona rural próxima a sede do município, filhos de pequenos agricultores, comerciantes ou funcionários ligados ao setor terciário (autônomos, operários, comerciários, entre outros serviços). Em sua maioria, as famílias estão cadastradas em programas sociais como o “Bolsa-Família”.
A quase totalidade das famílias possui água encanada, saneamento básico, luz elétrica, TV, fogão a gás e geladeira. Parte da população telefone ou celular e uma parcela mínima possui automóvel ou motocicleta.
Grande parte dos pais se mostra compreensivo, aberto ao diálogo e disposto a abraçar o intercâmbio “Família x Escola”. Nos momentos de reunião de pais, certamente sentimos a ausência de muitos deles, mas temos a convicção de que aos poucos, conquistamos a adesão daqueles que, por um motivo ou outro, ainda não compreenderam o quão se faz essencial a sua presença junto ao(s) filho(s) e corpo escolar.
CORPO DOCENTE
Os professores da EEF. Cel Virgílio Távora, desde a sua fundação até o presente, tem sempre como preocupação fazer da escola uma caminhada educativa segundo o espírito humanitário.
Em 2011, contamos com 25 educadores, todos alguma formação acadêmica ou cursando algum curso de graduação.O quadro de professores está subdivido da seguinte forma, de acordo com as disciplinas ministradas.
Ver Página EQUIPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário